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Quando devo enviar um e-mail marketing para os meus clientes?

O e-mail marketing, se bem utilizado, é uma poderosa ferramenta de relacionamento com os seus clientes. Ele permite que a sua empresa seja sempre lembrada, mas há algumas regrinhas básicas para que ela seja bem lembrada e não acabe na pasta de spams.

A primeira regra é a mais importante: nunca mande um e-mail marketing sem o consentimento do seu cliente. Esta é a grande diferença entre e-mail marketing e spam, pois spams são enviados sem segmentação alguma, sem preocupação nenhuma se o conteúdo é relevante ou não para quem o está recebendo. E você não quer que a sua empresa vá direto para o buraco negro onde se encontram todos os spams, não é?

Com o consentimento dos seus clientes, você poderá selecionar mensagens de variados teores, como promoções, campanhas de fidelização, pesquisas de satisfação, datas comemorativas e informações de interesse para enviar-lhes periodicamente, mas não insistentemente. Uma mensagem a cada 15 dias, de conteúdos diversos, é um bom começo. Para intensificar ou refrear as suas mensagens, acompanhe os relatórios de acesso do seu site, verifique quais páginas estão sendo mais acessadas, qual é o assunto ou produto que mais interessa aos visitantes. A partir daí, você começa a otimizar de verdade a sua campanha de e-mail marketing, trazendo resultados efetivos para o seu negócio.

Existem pesquisas que apontam os melhores horários para enviar e-mail marketing, seguindo o comportamento das pessoas na internet, principalmente as profissionalmente ativas. Quem trabalha o dia todo costuma não usar o computador à noite, checando seus e-mails em horário comercial. Logo cedo as mensagens menos importantes e os spams são logo descartados, por isso, não programe seus e-mails marketing para serem enviados durante a madrugada ou logo cedo. Opte por enviar o seu conteúdo próximo das 10h, quando a caixa de e-mails está limpa e a sua mensagem terá mais atenção do seu cliente.

Não sendo possível enviar o e-mail marketing pela manhã, faça-o no máximo até as 16h, para que o seu cliente dê total atenção ao seu e-mail. Após esse horário as pessoas costumam ficar fixadas no relógio para completar seus afazeres e ir embora. Caso o seu público seja jovem, enviar e-mails marketing à noite pode lhe trazer grandes retornos, pois é quando todos estão conectados em redes sociais, e-mails e bate papos.

O e-mail marketing é uma solução ágil e barata para manter um relacionamento próximo e saudável com os seus clientes. A segmentação é o que permite que você personalize mensagens e atinja as pessoas certas com o conteúdo certo, fazendo com que o retorno do investimento realizado seja certeiro e produza mais campanhas. O segredo do sucesso das campanhas de e-mail marketing é a comunicação assertiva, baseada no respeito e confiança estabelecidos entre a sua empresa e o público em geral.

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