Por que criar um blog corporativo para a sua empresa
Estar na internet e manter um relacionamento estreito com seu público-alvo requer uma estratégia de comunicação muito usada hoje em dia, e o melhor: barata. Trata-se dos blogs corporativos, que estão inundando a internet e alavancando negócios de uma forma muito fácil.
Ter um blog corporativo custa muito pouco e traz benefícios enormes, como um canal direto de relacionamento com seus clientes e potenciais clientes. Um blog corporativo permite que você saiba o que seus clientes estão falando de você sem precisar contratar uma pesquisa de opinião e sem o intermédio de terceiros, pois eles vão diretamente a você dizer o que esperam da sua empresa e o que estão achando da sua performance no mercado.
O blog corporativo permite ainda que você conheça melhor o seu público-alvo, saiba o que ele procura na internet, livrando a sua empresa de uma pesquisa de mercado, por exemplo, pois a partir das informações coletadas por meio do blog você poderá direcionar seus produtos e serviços de acordo com o que vem sendo procurado no seu blog. Por isso manter o seu blog corporativo sempre atualizado, com informações relevantes sobre o seu nicho de atuação, é imprescindível, pois é por meio do conteúdo postado no blog que as pessoas conhecerão a sua empresa, os seus produtos e serviços e a sua identidade corporativa.
Permita que as pessoas conheçam a sua empresa por meio do seu blog corporativo, pois assim você personifica a sua empresa, mantém um relacionamento saudável com seus clientes e ainda alavanca seus resultados, já que o blog corporativo é a porta de entrada para o seu site ou estabelecimento físico. É por meio dele que você dissemina os valores da sua empresa, construindo sua marca perante o público em geral de forma financeiramente acessível e de fácil manutenção. Contudo, para que o seu blog corporativo seja um sucesso na internet, alguns cuidados devem ser tomados na hora de criar o conteúdo a ser postado. Conheça esses cuidados:
§ Linguagem clara, discreta e descontraída;
§ Textos curtos, de fácil leitura e entendimento;
§ Jamais critique concorrentes;
§ Responda às críticas de forma cordial;
§ Não use palavras de baixo calão ou que remetam a situações de discriminação;
§ Não poste piadas de mau gosto;
§ Seja autêntico, sem ser arrogante.
Satisfeita a pergunta de por que criar um blog corporativo para a sua empresa? Não? Então vamos destacar os principais benefícios desta poderosa ferramenta de comunicação:
§ Sua empresa está na internet, 24h por dia, mantendo relacionamento com o seu público;
§ É uma ferramenta fácil de criar e manter;
§ Custo muito reduzido;
§ É um canal de comunicação com o seu cliente;
§ Promove seus produtos e serviços;
§ Distribui conteúdo relevante e atrativo ao seu público;
§ Conquista clientes;
§ Fecha negócios.
Eis o porquê de a sua empresa ter um blog corporativo: relacionamento. Estamos na era do contato, da troca de conhecimento, por isso sua empresa não pode ficar de fora deste processo, pois não há volta. Estamos nos comunicando todo o tempo e, para que sua empresa seja conhecida, ela também tem que comunicar, principalmente na internet.