Blog

Notícias & Artigos

Desenvolver um site ou comprar um template pronto? Vantagens e desvantagens

Quando iniciamos nossa jornada pela web, na busca pela melhor solução para desenvolver o site da nossa empresa, de cara nos deparamos com diversas ferramentas que oferecem templates prontos para customização, bastando que você faça pequenas alterações na estrutura geral e tenha o seu site em poucos dias. Mas será que esta é a melhor maneira de ingressar com o seu negócio na web?

Tudo depende de quanto você está disposto a investir inicialmente para ter um site na internet. Se o seu orçamento é apertado, vale a pena conferir um template pronto, que tem custo baixo de implementação e manutenção, ficando tudo sob sua responsabilidade: alterações, desenvolvimento de conteúdo, contato com internautas, etc. Em contrapartida, se você deseja ingressar no mundo virtual com o pé direito e de uma vez por todas, apostar em uma solução personalizada é a melhor opção, pois você terá um site desenvolvido especialmente para a sua empresa, levando em consideração a sua identidade corporativa, os seus valores e a mensagem que você deseja passar para os seus clientes.

É claro que comprar um template pronto tem um custo muito mais baixo, pois os fornecedores desta solução ganham na quantidade de vendas, não na qualidade. Já com uma solução personalizada, você tem uma equipe multidisciplinar a seu dispor, em constante contato com você para desenvolver um site que seja único, a cara da sua empresa na internet. Com um template pronto, você é apenas mais um entre tantos, pois as pessoas memorizam o layout e quando veem sempre o mesmo, deixam de prestar atenção. Quando o seu site é personalizado, a experiência de navegar nele se torna única, fixando a sua marca na mente dos clientes.

Para implementar um site personalizado, é preciso aguardar um pouco mais de tempo, pois tudo é começado do zero, com a elaboração de um briefing, entrevistas para compreender o que você deseja transmitir com o seu site, desenvolvimento de conteúdo, adaptações, até que o projeto esteja finalizado. Então é aberto um período de testes, onde o site é avaliado para que se encontre qualquer tipo de falha e se possa repará-la antes do grande lançamento. Com um template pronto, caso haja qualquer adaptação mais profunda a ser feita, é preciso contratar o serviço de um programador ou de uma agência digital e, se caso houver algum problema de funcionalidade do template, conseguir contato com um suporte técnico é bem difícil, pois além do fluxo enorme que eles têm, você ainda vai precisar se comunicar em outro idioma.

Num balanço geral, fica óbvio que investir em um site personalizado é a melhor opção, pois você investe uma única vez, podendo realizar adaptações sempre que necessário. Com um template pronto, pode ser que daqui a um ou dois anos você precise de uma nova plataforma, um novo servidor, um novo design, e aí o trabalho será ainda maior, pois você terá necessariamente que investir em um site personalizado, investindo duas vezes na mesma solução. Sendo assim, fica a dica para que você procure uma agência de marketing digital que esteja capacitada para desenvolver o seu site personalizado com preços justos e qualidade, como é o caso da W2N, que vem desenvolvendo sites criativos e arrojados para todos os tipos de empresas, desde as micro até as grandes, prezando sempre pela qualidade no atendimento e a excelência nos serviços.

Compartilhe esta postagem:

Postagens Relacionadas: